domingo, 15 de junho de 2008

Inversão ontológica

A ontologia reinante nesta época pós-moderna é a existencialista desenvolvida por Jean-Paul Sartre, filósofo ateu e renomado pela sua grandiosa obra O ser e o nada. A abordagem da responsabilidade na filosofia sartreana esta ligada fortemente a noção de liberdade, sendo esta resultande da existência do ser-em-si. 

A essência é essa liberdade vivenciada principalmente de forma subjetiva, ao relacionar os gostos pessoais com as atitudes comportamentais práticas do dia a dia. Aqui já estendo esse conceito para a abordagem pós-moderna, a abordagam que prevalece em nosso tempo, ainda mais com o uso da subjetividade. 

Sobre a minha visão do ateísmo, gostaria de indicar um tópico de um fórum em que participo intensamente, o fórum Clube Cético e que através de hiperlinks descrevo o que penso ser o ateísmo conscienciológico

Espero com esta postagem demarcar a divisão de águas entre os meus dois blogs, o filosofia ateísta no qual tenho textos sobre o que considero ser a supremacia do ateísmo, sem no entanto ser dogmático; e neste de Projeciologia, no qual pretendo aprofundar os conceitos filosóficos e epistemológicos da estruturação científica da conscienciologia. 

*Publicado simultaneamente no blog Filosofia ateísta

2 comentários:

Hilton Leal disse...

De fato sartre é um dos luminares da filosofia francesa pós-moderna e anti-essencialista, todavia a despeito da posição existencialista Sartre preserva certos vicios do vacabulário Platônico quando atribui para o conhecimento a função de representar corretamente a realidade (apenas passando a conceber realidade como um produto do encontro entre consciência e mundo)incorrendo assim em todos os paradoxos atribuidos aos realistas e idealistas. A concepção do conhecimento como "representação adequada da ralidade" encontra-se um tanto quanto fora de moda na filosofia e mesmo na ciência (leia-se Thomas Kuhn)e mesmo Habermas, o ultimo dos iluministas deseja livrar-se das acusações de "realista" e "racionalista" e o ateismo é a ultimo refugio da fé humana...transmudada em razão

Reuven Valens disse...
Este comentário foi removido pelo autor.